Resenha: Meu Coração & Outros Buracos Negros

segunda-feira, setembro 12, 2016

Hello people, hoje estou aqui para lhes trazer mais uma resenha de um livro super legal que, apesar de ter enrolado para ler, no final valeu super a pena!



#Sinopse: Aysel, a protagonista, enfrenta problemas com a família e os colegas de escola, como tantos jovens por aí, e, aos 16 anos, planeja acabar com a própria vida. Mas quando ela conhece Roman num site de suicídio, em busca de um cúmplice que a ajude a planejar a própria morte, num pacto desesperado, a vida dos dois literalmente vira de cabeça para baixo. Aos poucos, Aysel percebe que seu coração ainda é capaz de bater alegremente. E ela precisará lutar por sua vida, pela vida de Roman e pelo amor que os une, antes que seja tarde.

#Considerações: Meu Coração e Outros Buracos Negros é uma história que nos trás bem claramente um assunto denso e tocante, mas que ainda por muitas vezes é tratado indevidamente como um tabu: a depressão.


Com uma escrita leve e envolvente, a autora consegue nos mostrar de uma forma emocionante e bastante honesta, a realidade e a luta diária de uma pessoa que sofre dessa doença.


Aysel se descreve por muitas vezes como uma pessoa vazia, onde seu coração se fechou em um grande buraco negro. No inicio, não é uma garota com personalidade definida e não se enxerga como uma pessoa merecedora de afeto e atenção por se ver e acreditar que seja uma doente psicopata em potencial, assim como seu pai. E apesar de compreender todas suas dores e pensamentos relacionados a si mesma, só fui me simpatizar realmente com ela, um pouco mais da metade do livro, quando pude ver quem era seu verdadeiro eu por baixo de todas suas camadas de escuridão interior.

Roman é um menino perturbado por um trágico acidente pelo qual se culpa diariamente e não se acha merecedor de sua vida. Não consigo dizer muito bem o que achei do Roman, pois como disse, não foi possível uma conexão e não houve uma grande construção de personagem em cima dele. Apesar de entender suas razões, ele me pareceu um garoto cético e um pouco ingrato em ralação à sua família. A autora não muito claro deixou claro como era sua real personalidade por baixo de toda a névoa depressiva que o rondava, o que também foi um ponto negativo. Entretanto, foi um personagem que me agradou em alguns pontos e momentos da história.


Enquanto Aysel começa a enxergar esperanças de poder ter uma vida não atormentada por suas dores e sofrimentos e vai abrindo seu coração e se apaixonando aos poucos, Roman parece cada vez mais decidido em relação ao seu suicídio, mesmo vendo que tudo poderia melhorar se um fosse a rocha outro, o que achei, de certa forma, egoísmo de sua parte. 





Porém, senti que ao longo da narrativa, a autora não nos permite uma verdadeira ligação com os personagens. Aysel e Roman não possuem grandes personalidades e ao meu ponto de vista, não foram tão bem explorados quanto poderiam ter sido.

Apesar de tudo isso, o desenrolar da história é ritmado e nos mostra bem verdadeiramente como é a realidade de alguém com depressão e por muitas vezes, é triste ver como isso pode se tornar algo destruidor. Mas também é bonito ver como Aysel vai aprendendo a amar e lutar por sua vida e por si mesma ao longo da história, valorizando quem é de verdade e vendo que ela pode ser sim diferente de toda a tragédia que a cercava e que à arruinou.  Aysel desabrocha, se abre para a vida, vai tirando seu coração daquele buraco negro em que acreditava estar e aprende a amar. E acompanhar toda essa evolução e amadurecimento, foi o que realmente fez valer a pena essa leitura. 

Esse livro trás a tona um tema que precisa ser mais reconhecido e valorizado. Depressão, infelizmente, é uma realidade dura e triste, mas que é de grande importância ser discutida de forma mais aberta, deixando de lado todo esse tabu e estereotipo que a envolve. 


É um livro que me trouxe muitos momentos reflexivos e alguns grandes ensinamentos que com certeza carregarei comigo durante a vida. Acredito que se você tira algo de bom e bonito de uma leitura, ela com toda certeza deve ser recomendada à todos. Por isso que apesar de tudo, deixo claro que esse livro merece sim ser lido. De forma geral, é uma leitura válida e importante que merece ser reconhecida.




Nota: 4/5.

Skoob do Livro.
Editora Rocco.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Adorei a resenha Emi. Já queria muito ler este livro e você me deixou com ainda mais vontade.

    Grande beijo <3

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas me interessei pelo enredo, apesar de drama - é drama? haha - não ser muito meu estilo. Depressão é, realmente, um tema muito muito importante a ser discutido e refletido, acho muito bom quando vejo livros tratando sobre isso. Deve ser uma história emocionante e bem pesada!

    Beijo,
    (letitbela.com)

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas me interessei pelo enredo, apesar de drama - é drama? haha - não ser muito meu estilo. Depressão é, realmente, um tema muito muito importante a ser discutido e refletido, acho muito bom quando vejo livros tratando sobre isso. Deve ser uma história emocionante e bem pesada!

    Beijo,
    (letitbela.com)

    ResponderExcluir

Popular Posts